Onde ficarão as baterias?
Discussão sobre a necessidade do uso de baterias
Uma preocupação que você pode estar tendo antes de instalar um sistema solar fotovoltaico em sua residência, pode ser sobre a necessidade de dedicar um quarto, ou outro espaço para instalação de várias baterias. Obviamente ninguém deseja ter que separar uma parte exclusiva da casa para empilhar várias baterias, que além de ocuparem um espaço significativo, não são visualmente atraentes.
Se você está com pressa, já vou lhe adiantar: Não são necessárias baterias para atender todo o consumo da sua casa, pois desde abril de 2012, quando entrou em vigor a Resolução Normativa n°482 da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), os consumidores brasileiros passaram a poder gerar sua própria energia a partir de fontes renováveis (como a solar fotovoltaica), bem como inclusive fornecer o excedente para a rede de distribuição da sua localidade.
Na prática, o que acontece é que em períodos que a geração do sistema da sua casa produzir energia superior ao consumo, a energia excedente, ou melhor, a energia que sobrar, é injetada na rede local, gerando créditos de energia. Assim, em momentos que o seu sistema não gerar energia suficiente para abastecer a sua residência, a rede da sua distribuidora local suprirá a diferença. Neste caso será utilizado os créditos de energia, e caso não haja, o consumidor pagará a diferença.
Enfim, ficou claro agora porque não é necessário dedicar um espaço da sua residência para instalação de baterias? Atualmente o uso de baterias em sistemas fotovoltaicos é mais aplicado em regiões remotas, onde não há cobertura da rede elétrica local, portanto, este tipo de aplicação é mais encontrado em zonas rurais.
Conclusão do post:
É possível compensar todo o consumo da sua residência sem a necessidade do uso de baterias, já que a ANEEL, através da resolução n°482, instituiu o chamado Sistema de Compensação de Energia, na qual a rede atua como uma “bateria virtual”, onde o consumidor pode enviar à rede elétrica, a energia excedente, gerando assim, créditos que podem ser usados posteriormente para compensar o consumo em períodos que não há geração alguma ou há uma geração insuficiente frente ao consumo.
Gostaria de economizar gerando sua própria energia? Saiba qual o tamanho certo do sistema solar fotovoltaico mais indicado para você. Clique aqui e solicite um orçamento.
Seja o primeiro a comentar!